Assembleia de Verão da FAMURS foi em Torres

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter


Realizou-se nos dias 21,22 e 23 de fevereiro a tradicional Assembleia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos. Promovido pela Famurs, o encontro reuniu cerca de 450 gestores municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, na Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT), no litoral gaúcho. Com o tema “A mudança nas mãos dos municípios” a edição deste ano buscou promover um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo.

Durante a abertura do evento, o governador José Ivo Sartori anunciou o pagamento de R$ 128 milhões para os municípios referentes à dívida que o Estado possui na área da saúde. Governador afirmou, acreditar que até o final do mês deva quitar a dívida que já estava empenhada referente os anos 2015, 2016 e 2017.

Para o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, o encontro teve como objetivo, discutir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos municípios. “A cada dia temos um novo obstáculo a vencer. Sem a união de todos os poderes e os gestores não conseguiremos superar os obstáculos. Precisamos de união para que haja a mudança que estamos buscando, pois é no município que a vida acontece”, afirmou Salmo.

A programação teve painéis com representantes dos governos federal e estadual, Assembleia Legislativa, Ministério Público do RS, Tribunal de Contas do Estado, Câmara dos Deputados, Senado, secretários de Estado das pastas da Saúde, Educação, da Segurança Pública, dos Transportes, da Agricultura, e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável .

Ainda participaram do evento o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que também tratou da pauta municipalista nacional, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, falando sobre governança. Ministros do governo Federal apresentaram o impacto das reformas nos municípios e os senadores da República comprometera-se defender a pauta  do municipalismo no Senado.

O ultimo painel do encontro foi com os pré-candidatos ao governo do Estado, Miguel Rossetto (PT), Antonio Weck (Progressista), Luiz Carlos Heinze (Progressista), Jairo Jorge (PDT), Eduardo Leite (PSDB) e Mateus Bandeira (Novo), que responderam a perguntas formuladas previamente pelos prefeitos e manifestaram suas posições voltadas a temas que pautam o municipalismo.

A região da Associação dos municípios da grande Santa Rosa foi representada nesta programação da Famurs, pelos prefeitos de Três de Maio- Altair Copatti, Porto Vera Cruz- Delfor Barbieri, Porto Lucena - Jair Wagner, Campina das Missões – Afonso Lúcio Perius, Boa Vista do Buricá Vilmar Horbach e Tuparendi – Leonel Petry.

next
prev

Login

Contato AMGSR

Email: secretaria@amgsr.com.br
Fone: (55) 3512 5774
Rua Sergipe, 141 - Centro , Santa Rosa - RS
CEP:98900 000